Espanha tornará obrigatório o uso de BIM em obras públicas

image

Nos últimos dias 8 e 9 de março, ocorreu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional de caráter anual sobre Building Information Modelling (BIM), com o objetivo comum de divulgação das boas práticas no uso de BIM, assim como o compartilhamento de metodologias e o alinhamento internacional para o uso desta tecnologia.

Nesse congresso, Ana Rojo, diretora geral de Produção e Engenharia da Ineco anunciou que os projetos para a construção de edifícios públicos terão que ser feitos com plataformas BIM de forma obrigatória ao final de 2018 na Espanha. Ineco faz parte do grupo Europeu de Administrações Públicas e tem encomendada a elaboração do Manual de Práticas Comuns na implantação da metodologia BIM, sendo responsável, junto à comissão es.BIM, de por em prática esta metodologia em todos e cada um dos processos desenvolvidos pelo Ministério de Fomento espanhol.

Além do anúncio, entrou em vigor a nova lei espanhola de Contratos do Setor Público, a qual estabelece a possibilidade de exigir que os projetos apresentados aos concursos públicos sejam feitos com BIM ou uma metodologia similar.

Isto reflete-se no ponto 6 da décima quinta disposição adicional:

Para contratos públicos de obras, de concessões de obras, de serviços e concursos de projetos, e em contratos mistos de combinem elementos dos mesmos, os órgãos de contratação poderão exigir o uso de ferramentas eletrônicas específicas, tais como ferramentas de modelagem digital da informação da construção (BIM) ou ferramentas similares.

O processo de transformação para o método BIM começou e neste sentido o Parlamento Europeu, através da Norma 2014/24/UE já realizou esforços para recomendar sua utilização em todos os países membros da União Europeia e sua inclusão na normativa de contratação e licitação pública.

Em um encontro celebrado no dia 10 de Outubro de 2017, o próprio Ministro de Fomento, Iñigo de la Serna declarava que "é hora de que a Espanha se coloque à frente da implementação desta ferramenta e comece a aproveitar os benefícios e oportunidades que esta tecnologia fornece", e completava que "estamos diante de uma das iniciativas mais inovadoras no setor da construção e que mais terão impacto no futuro do setor da engenharia e da arquitetura".

BIM é uma ferramenta que fornece uma visão completamente holística do ciclo de vida que tem a infraestrutura de um edifício, partindo desde as mesmas origens do desenho até sua posterior manutenção e sustentabilidade. Entre as muitas vantagens que confere ao setor de arquitetura, estão a melhora na produtividade, redução de custos, aumento da transparência na gestão dos projetos, tanto no setor público, quanto privado, e uma aposta na melhora da qualidade dos projetos.

Para conhecer mais sobre a Norma Europeia 2014/24/UE acesse este link e sobre o processo de implementação da metodologia BIM na Espanha acesso o site da Comisão BIM criada pelo Ministério de Fomento.

Fonte:https://www.archdaily.com.br/br/891092/espanha-tornara-obrigatorio-o-uso-de-bim-em-obras-publicas

Comentários

Postagens mais visitadas